Laparoscopia é o procedimento cirúrgico que permite o estudo de cavidades do corpo através de um aparelho de vídeo inserido através uma mínima incisão no abdômen. Por isso, é popularmente conhecida como cirurgia por vídeo.
Nos últimos 15 anos, a laparoscopia ganhou grande destaque no mundo da cirurgia. Esse método é, atualmente, preferível em relação à laparotomia (cirurgia aberta convencional) em vários procedimentos cirúrgicos devido à sua característica minimamente invasiva e, consequentemente, à suas diversas vantagens, como recuperação mais rápida e com menos dor ao paciente.
A laparoscopia é realizada sob anestesia geral. É feito uma pequena incisão no abdômen para que o primeiro aparelho adentre a cavidade abdominal e insufle gás (CO2) para aumentar o espaço disponível. Um segundo aparelho com câmera e luz é inserido através de outro pequeno corte. Por esse acesso serão posteriormente introduzidos todos os materiais necessários para a cirurgia. A câmera projeta a imagem em uma televisão, que permite ao cirurgião ter visão de dentro do abdômen.
Diversas são as cirurgias que podem ser feitas através da técnica laparoscópica, como retirada de apêndice, vesícula biliar, próstata, rins e corpos estranhos; destruição de aderências (fibrose entre órgãos); tratamento de hérnias; ressecção intestinal; lesões abdominais e/ou torácicas causadas por projétil de arma de fogo ou facas.
As agressões ao organismo são mínimas, ocasionando menores índices de dor no pós-operatório, melhores resultados estéticos e maior satisfação e comodidade do paciente ao poder retomar em pouco tempo suas atividades habituais devido à recuperação mais rápida.
Além disso, as complicações relacionadas à laparoscopia são menos frequentes quando comparadas às complicações das cirurgias convencionais. As taxas de infecção, sangramento e recidiva da doença são significantemente menores.
Essa é uma dúvida muito comum dos pacientes. É sempre bom explicar que a cirurgia por laser nada mais é que a cirurgia laparoscópica. Por definição, usar o termo “cirurgia por laser” não está correto. Existem alguns procedimentos cirúrgicos que usam a luz do laser para cirurgia, mas normalmente as cirurgias com pequenos orifícios são as cirurgias laparoscópicas
O cirurgião que realiza a laparoscopia deve ter treinamento específico para tal, assim como deve contar com uma equipe especializada e apta para o auxiliar durante o procedimento.
A escolha pela técnica laparoscópica em detrimento da técnica tradicional deve ser feita de acordo com cada caso, analisando as individualidades de cada paciente. Por isso, converse com seu cirurgião e oriente-se sobre as melhores opções para seu caso.
Rua João Paulino Damasceno, 1216, Jardim Tropical, Alfenas / MG. CEP 37.133-602
Rua Geraldo de Freitas Costa, 70, Cruz Preta, Alfenas / MG