Contato via WhatsApp: (35) 9755-0606 | Ambulatório Cruz Preta: (35) 3299-3527

Cirurgias

Hérnias da parede abdominal

Hérnia é a passagem de alças intestinais através de um orifício formado por um ponto de fraqueza na parede abdominal ou inguinal (virilha). Este orifício pode ser formado pela falha de fechamento no nascimento ou pode se desenvolver durante a vida do paciente.

As hérnias podem acometer ambos os sexos e qualquer faixa etária, porém o sexo masculino é afetado com mais frequência que o feminino. O tipo de trabalho do paciente pode ajudar o desenvolvimento de hérnias, com destaque para aqueles que exigem levantamento constante de peso e muito esforço físico.

Tipos de hérnias

• Hérnia umbilical: localizada na cicatriz umbilical. São extremamente comuns em crianças. Nos adultos, essa hérnia está associada ao aumento da pressão dentro do abdômen, o que é comum em gestantes, pacientes com cirrose, barriga d’água e obesos mórbidos.
• Hérnia inguinal: localizada na região inguinal (virilha), em um ou ambos os lados. Na grande maioria das vezes, as hérnias inguinais são causadas por defeitos embrionários e se manifestam em crianças. Nos adultos, ela está associada à fraqueza da parede abdominal naquele local.
• Hérnia femoral: encontra-se abaixo da região da virilha e é mais comum em mulheres.
• Hérnia epigástrica: pode ocorrer em qualquer lugar na linha mediana do abdômen acima da cicatriz umbilical.
• Hérnia incisional: obrigatoriamente localiza-se próximo a uma cicatriz cirúrgica, já que é decorrente da fraqueza muscular dessa região causada pelo trauma cirúrgico.

Além desses tipos, existem hérnias que são mais complexas e raras, acometendo somente uma pequena parcela da população.
• Hérnia de Petit: é encontrada na região inferior da parede posterior do abdômen, logo acima da protrusão do osso do quadril presente nessa região.
• Hérnia de Grynfelt: localizada na parede posterior do abdômen, logo abaixo do limite da última costela.
• Hérnia de Amyand: é a presença de um apêndice dentro da hérnia inguinal.
• Hérnia de Littré: presença de divertículo de Meckel (pequena protuberância de poucos centímetros no intestino delgado presente ao nascimento) dentro do saco herniário.

Manifestações clínicas

Independentemente do local, as hérnias se manifestam na forma de um abaulamento que se torna mais evidente quando o indivíduo pega peso ou se esforça, associada à dor no local.
A hérnia pode reduzir-se espontaneamente ou com ajuda do próprio paciente, o que ajuda na diminuição da dor. Porém, o defeito preciso ser corrigido com cirurgia, mesmo não apresentando novo episódio de queixas.
A hérnia estrangulada é uma emergência cirúrgica, pois indica que o intestino está em sofrimento. Essa situação exige operar o paciente imediatamente. Caracteriza-se pela presença de muita dor e vermelhidão no local, parada de eliminação de fezes e/ou gazes, náuseas e vômitos.

Diagnóstico

O diagnóstico das hérnias é basicamente por meio do exame físico. Em alguns casos, o ultrassom pode ser usado para ajudar a confirmar o diagnóstico.
O cirurgião é o melhor médico para analisar os achados do exame físico e, eventualmente, dos exames complementares para confirmar o diagnóstico e realizar o tratamento mais adequado para cada caso.

Tratamento

O melhor tratamento é a cirurgia para todos os tipos de hérnia. O que difere em cada caso é o momento certo para realizar a intervenção cirúrgica. As hérnias sem complicações podem ser operadas de forma eletiva, isto é, agendadas e programadas. As hérnias estranguladas devem ser imediatamente abordadas por uma cirurgia de emergência, pois nesses casos já existe lesão de alças intestinais, o que coloca em risco a vida do paciente.
O procedimento pode ser feito de forma convencional (técnica aberta) ou pela técnica laparoscópica (cirurgia por vídeo). Essa última técnica tem sido muito usada nos últimos anos por apresentar menores taxas de complicações pós-operatórias que a técnica aberta. Dentre as vantagens da cirurgia por laparoscopia, estão o menor tempo de hospitalização, menos dor, recuperação mais rápida e menor taxa de recidiva da hérnia.

Uso de telas

Os estudos mais modernos indicam o uso de tela de material especial em todos os casos, com o objetivo de diminuir a recidiva. Hoje, as telas são consideradas um material seguro, com baixo índice de infecção e rejeição. As telas podem ser aplicadas tanto em cirurgias convencionais, quanto em cirurgias por vídeo.

Haja vista a prevalência das hérnias na população em geral, é essencial conhecer sobre o assunto para cuidar bem de sua saúde. Na presença de qualquer sinal ou sintoma, procure seu médico cirurgião para ser orientado sobre qual a melhor conduta para seu caso.

Conheça o Instituto

Pré-agendamento

Preencha o formulário para fazer o pré-agendamento da sua consulta.





    × Agendamento via Whatsapp
    Centro Médico Pró Saúde

    Rua João Paulino Damasceno, 1216, Jardim Tropical, Alfenas / MG. CEP 37.133-602

    (35) 3011-8900 / 99755-0606

    Ambulatório Cruz Preta

    Rua Geraldo de Freitas Costa, 70, Cruz Preta, Alfenas / MG

    (35) 3299-3527